segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mercado de Trabalho na área da informática


A informatização, hoje, é questão fundamental que perpassa todas as áreas do conhecimento e aos seus representes.Com a introdução das novas tecnologias e a valorização da informação como bem económico, o mercado profissional na área de informática está cada vez mais aberto às diversas áreas.
O crescimento do mercado informacional é um mercado global.A demenda crescente e variada por informações está ocorrendo na sociedade como um todo. O setor de informação parece não ser mais um reduto acadêmico.
Nos tempos de hoje, o mercado de trabalho é composto, na sua grande maioria, por profissionais de nível médio e com caracteristicas qualificadoras diferentes das descritas pelos teóricos das emergentes sociedades informatizadas. Certamente a Internet vem crescendo, mas sua representatividade dentro do mercado focalizado ainda é pequena.
O processo é simples. Os trabalhos manuais das gráficas foram substituídos pelos grafismos computadorizados. Muitas profissões do século passado já não mais existem, mas outras foram colocadas em seu lugar. As oportunidades de trabalho estão literalmente entrando na casa dos brasileiros.Muitas pessoas adiquirem conhecimento,porém,naõ tem computador,utilizando computadores públicos em universidades ou pagos em lan house.
Na verdade, na economia transnacional, o mercado de informação se expressa globalmente, com grande amplitude, extrapolando sua especificidade, atingindo, assim, todos os setores da sociedade, em suas múltiplas manifestações. Dessa forma, a força de trabalho decorrente da Internet é distribuída em diferentes ocupações, não se restringindo somente aos profissionais especificamente ligados ao elemento Internet.


Rayssa Nóbrega

Um comentário: